Muitas vezes com a correria do dia-a-dia não se tira um tempo para refletir sobre o processo evolutivo em que suas próprias organizações se encontram. A maturidade de uma pessoa, por exemplo, está relacionada com a sabedoria que ela adquire ao longo do tempo e com a capacidade de transformar para melhor a realidade em que está inserido (a). Mas o que significa ser uma empresa madura?
As empresas, segundo Ichak Adizes em seu livro “Os ciclos de vida das organizações” possuem quatro fases de vida: Infância, toca-toca, adolescência e maturidade. Na infância o proprietário e a empresa são praticamente a mesma pessoa, não sobrevivem sem o outro. Nessa fase cada um faz um pouco de tudo, a gestão ainda é informal e os processos administrativos ainda não estão bem formalizados. O planejamento, quando existe, visa o curto prazo.
Na fase toca-toca a empresa busca fazer o que pode e vender mais. As vendas crescem, o negócio se diversifica, filiais são abertas, novas linhas de produto e serviço entram no negócio e com isto a complexidade também aumenta. E é exatamente neste ponto que a falta de um Planejamento Estratégico pode ocorrer, devido à diversificação do negócio e a perda de foco uma vez que tudo se torna prioridade.
A terceira fase da adolescência está ligada a racionalização organizacional com o reconhecimento da necessidade de estrutura organizacional, formalização de planos, formulação de estratégias. É nessa fase em que Administrador se conscientiza que é preciso delegar responsabilidades e, encaixar as pessoas em um modelo de gestão adequado à realidade da empresa.
Na última fase ocorre então o amadurecimento. Uma empresa madura tem seu crescimento sustentado com qualidade, a estrutura organizacional é fortalecida. Deve-se levar em consideração diversos pontos em relação a governança corporativa uma vez que uma empresa madura é uma empresa com sua governança bem desenvolvida e implantada.
Não se chega a fase madura de uma hora para outra. O processo de amadurecimento leva tempo e planejamento. As organizações maduras conseguem transformar o conhecimento adquirido ao logo do tempo e transforma-lo em resultados significativos que possibilitam sua diferenciação das demais. Dessa forma, a empresa consegue atingir objetivos de prazos, custos e qualidade de forma eficiente e constante.
E sua empresa, quer ser madura? Se interessou no tema e quer saber mais?
Conte conosco!